Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

Dia 04/05, a Fundación MAPFRE realizou a cerimônia de encerramento dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social, transmitida diretamente de Madri, na Espanha.

Em sua quinta edição, foram selecionados projetos inovadores, com grande impacto social, desenvolvidos no Brasil, Europa e outros países da América Latina.  

Entre os nove finalistas, três foram brasileiros. Os ganhadores receberam um prêmio no valor de 40 mil euros e integraram a Red Innova, nossa comunidade de inovadores sociais.

Entre os finalistas brasileiros, tivemos:

EPISTEMIC – inscrito na categoria Melhoria da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health), projeto busca melhorar a qualidade de vida das pessoas com epilepsia e seus familiares.

LYSA – na categoria Prevenção e Mobilidade, projeto propõe o desenvolvimento de um robô baseado nas funções de cão-guia para pessoas com deficiência visual.

MAIS VÍVIDA – plataforma que permite aos jovens ensinar o uso da tecnologia do dia a dia aos idosos, concorre na categoria Economia Sênior.

Ao final da cerimônia, coroamos uma empresa brasileira! A “Lysa Cão Guia Robô”, do Espírito Santo, foi uma das vencedoras da premiação.

O projeto, inscrito na categoria Prevenção e Mobilidade, é a vertente econômica da startup Vixsystem, que desenvolve e distribui a robô Lysa. Baseada em um cão guia, ela permite a mobilidade de maneira mais segura, econômica e autônoma para pessoas portadoras de deficiência visual. A robô conta com tecnologia de ponta e Inteligência Artificial que possibilita o mapeamento de ambientes diversos, oferecendo maior independência. 

Além da Lysa Cão Guia, outros dois projetos foram vencedores. Na categoria “Economia Sênior”, o projeto KUVU, da Espanha – uma plataforma de hospedagem compartilhada que promove o convívio entre jovens e adultos maiores de 55 anos; e na categoria “Melhoria da Saúde e Tecnologia Digital”, a iniciativa ANA-Paz Mental, do México, que é um serviço online que oferece suporte a cuidadores e familiares de pessoas com doenças crônicas e degenerativas.  

Parabéns a todos os indicados e ganhadores das categorias!

0 0 votos
Avalie a postagem!
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments